A dieta tem um impacto direto no nosso corpo: no tempo de digestão, a quantidade de açúcar no sangue, a regulação hormonal e a eliminação, a população de sebo que são todas as causas possíveis da acne.

Por outro lado, a dieta também tem um impacto sobre os resíduos que são eliminados. Tudo o que nosso corpo já não precisa é eliminado pelos nossos órgãos; fígado, intestino, pulmões e pele. Quando tudo corre bem, o fígado e o intestino geram perfeitamente o papel de eliminar resíduos e toxinas.

Mas quando tem menos êxito, devido ao nosso estilo de vida: poluição, estresse, falta de sono, fumo, etc. Ou então nossa dieta frequentemente rica em gorduras saturadas, alimentos processados, açucares refinados, existem desequilíbrios hormonais. A pele pode então assumir o controle. É quando a acne aparece.

O que é a acne?

A acne é um tipo de lesão na pele, que acontece quando bactérias, células mortas e sebo se acumulam, obstruindo os póros. Cravos, espinhas, pústulas, e até mesmo nódulos e abcessos são considerados acne.

A acne costuma ser mais comum na adolescência, já que os hormônios sexuais costumam fomentar uma maior produção de oleosidade na pele, aumentando o quadro inflamatório. Além do rosto, o corpo pode ainda ter uns pontos onde a acne se manifesta como as costas e o peito.

Tipos de acne

  • Acne grau 1: formada por cravos e poros e que tem aparência aberta;
  • Acne grau 2: além dos cravos, o paciente apresenta algumas espinhas com pus;
  • Acne grau 3: acontece quando o paciente além de cravos e espinhas apresenta lesões maiores, mais profundas e inflamadas;
  • Acne grau 4: engloba além dos sinais anteriores, nódulos e cistos que podem se tornar abcessos, que se ligam entre si, em alguns casos, a área afetada pode sofrer deformidades permanentes.

O que comemos pode ter uma intima ligação com o surgimento da acne e, há evidencias crescentes que apoiam isso. Fatores que contribuem para o surgimento da acne: a genética, os hormônios, a inflamação, etc. em função dessas implicações, a alimentação faz parte da discussão sobre a acne há muitas décadas.

Alimentos que causam acne

  • Alimentos processados;
  • Açúcar refinado;
  • Excesso de sódio;
  • Laticínios;

Laticínios

O leite é o alimento numero 1 quando o assunto é acne. O consumo de leite aumenta os níveis de IGF-1, que é o fator de crescimento semelhante á insulina. Níveis aumentados de IGF-1 podem estimular o surgimento da acne em homens e mulheres adultos.

Sabe-se que 80% do teor proteico do leite de vaca é composto por caseína e os 20% restantes são proteínas do soro do leite. A proteína do soro do leite é predominantemente responsável pelos efeitos insulinotrópicos do leite, enquanto a caseína estimula o IGF-1. Esses efeitos são um prato cheio para a acne aparecer.

Alimentos refinados

Bolos, biscoitos, massas, e etc. Os chamados carboidratos refinados são rapidamente absorvidos, aumentando os níveis de açúcar no sangue.  Quando esses níveis aumentam, a insulina também aumenta para ajudar a glicose a entrar nas células.

Altos níveis de insulina circulando não é algo positivo para quem tem acne, pois a insulina torna os hormônios andrógenos mais ativos e aumenta a IGF-1. Isso contribui para um aumento da produção de sebo, acarretando no desenvolvimento da acne.

Fast food

A acne está fortemente vinculada a uma dieta rica em gorduras saturadas, carboidratos refinados e excesso de calorias. Os alimentos de fast food tem justamente essas características. O consumo frequente de fast food pode aumentar o risco de acne.

Dietas ricas em alimentos fast food como hamburguer, nuggets, milkshake e cachorro-quente, estão associados ao aumento do risco de acne.

Chocolate

O chocolate é um dos “culpados” mais antigos pelo agravamento da acne. De fato, o chocolate aumenta a incidência e a gravidade de acne pela modulação da inflamação.

Refrigerantes

Os refrigerantes fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, especialmente dos adolescentes, que são o grupo que é mais propenso a ter acne. O consumo diário de refrigerantes aumenta significativamente o risco de acne moderada a grave em adolescentes, sobretudo quando a ingestão de açúcar excede 100g por dia.

Batata frita

As frituras em geral podem aumentar o risco de acne em adultos e adolescentes.  Apenas uma porção de alimentos gordurosos, como batatas fritas, já pode aumentar o risco de acne em 54% dos casos. Fugir dos alimentos fritos pode ser extremamente importante para quem tem tendencia a acne ou está em tratamento para se livrar delas.

Embutidos

Os embutidos são considerados um gatilho para a acne. Esses alimentos são ricos em gordura, sódio, açúcar e outros componentes químicos que contribuem para a acne. O consumo excessivo de embutidos pode causar um aumento no risco de desenvolver acne. Os alimentos embutidos incluem: salsicha, presunto, linguiça, salame, etc.

Alimentos ultraprocessados

Alimentos congelados, salgadinhos, enlatados, molhos prontos, esses são alguns dos alimentos que facilitam o dia-a-dia, mas que podem contribuir para o surgimento de acne.

Os alimentos ultraprocessados, são ricos em açúcar, sódio, gorduras e uma infinidade de conservantes, estabilizadores, corantes e realçadores de sabor. Todas essas características podem deteriorar a saúde da pele.

Sorvete

os efeitos do consumo de sorvete sobre a pioram da acne, está nas altas quantidades de açúcar, gordura e leite. Esses são os ingredientes principais que compõem os sorvetes comerciais disponíveis nos supermercados.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem afetar diversos sistemas do corpo que influenciam o desenvolvimento da acne.

O álcool altera o cenário hormonal, contribui para a inflamação e ainda desidrata.

A relação entre acne e alimentação

Como já sabemos, na pratica, tudo que ingerimos, direta ou indiretamente, reflete na nossa saúde. Isso não é diferente com a pele, o maior órgão do corpo humano.

A opção alimentar e nutricional dos indivíduos com acne, pode ter relação direta com a melhora ou piora do quadro acneico, vai depender da sua escolha de dieta como rotina.

Certamente você já percebeu, ou ouviu comentar que “comeu chocolate, nasceu uma espinha”, ou que “após aumentar a ingestão diária de água, a pele ficou mais sedosa”.

Para as suas situações, não foi o consumo isolado que causou o mal ou atenuou a acne. A acne é uma condição crônica e multifatorial, e a alimentação é um dos fatores que podem influenciar tanto na melhora, quanto na piora da condição.

A relação entre alimentação e acne também não pode ser pensada exclusivamente sobre o tipo de alimento consumido.

É preciso considerar a quantidade ingerida, a frequência da ingestão e a predisposição que a pessoa possui para ter ou não acne.

Alimentos que auxiliam na prevenção da acne

Uma alimentação saudável, baseada em uma dieta de variedades, moderação e equilíbrio é o caminho para o ajuste corpóreo e deve fazer parte da rotina de cuidados com a pele.

Dessa forma dietas ricas em:

  • Carne vermelha;
  • Ovos;
  • Peixes;

Podem ser favoráveis para a derme, já que auxiliam na hidratação e desintoxicação da pele.

Outros grandes aliados na saúde da pele são alimentos ricos em vitamina A, além da renovação celular e da produção de colágeno na pele, a vitamina A, age nas linhas de expressão e no combate a flacidez.

Os alimentos ricos em vitamina A são:

  • Peixes;
  • Óleo de peixe;
  • Gema do ovo;
  • Fígado;

Alimentos ricos em zinco: dietas que incluem ômega 3, como peixes, como por exemplo a dieta carnívora, também estão entre os itens que favorecem a prevenção das acnes.

Alimentos ricos em zinco, auxiliam na queratinização da pele, ou seja, na impermeabilidade da pele, contribuindo para o controle de substancias e agentes etiológicos.

Dieta carnívora e a acne

Uma alimentação baixa em carboidratos, e baseada em alimentos de origem animal, é muito notória e comum pela sua baixa incidência de doenças crônicas e pela excelente saúde.

A dieta carnívora também chamada de dieta zero carboidratos está ganhando cada vez mais espaço na população, as pessoas estão seguindo por escolha.

Porque? Por perda de peso, clareza mental, menos problemas digestivos, e uma abordagem simples de comer que lhes permitam consumir alimentos de que gostam. Além de tantos outros benefícios que já conhecemos que essa dieta pode proporcionar.

Concluindo…

A acne não é natural, é uma doença da civilização. Níveis mais altos de insulina e hormônios relacionados podem piorar a acne, e como vimos acima, a dieta carnívora reduz os níveis de insulina.

Além disso a dieta carnívora pode ajudar com a inflamação e fornece quantidades abundantes de nutrientes importantes para a pele como a vitamina A, DHA, zinco e vitamina E.

Escolha alimentos ricos em nutrientes, e com zero carboidratos, que minimizam os níveis de insulina e reduzem a inflamação, para que você obtenha uma pele mais bonita e saudável.