O que você acha de comer carne, mais muita carne, e ainda melhorar sua produtividade, clareza mental, libido, e a sua pressão arterial?
A base da dieta carnívora é apenas carnes, vísceras, ovos, peixes, queijos curados. Nada de vegetais ou alimentos de origem vegetal e também nenhum tipo de suplemento.
A dieta carnívora é totalmente o oposto da dieta vegana. É uma versão de dieta de alto teor de proteínas com alto valor biológico e gorduras saturadas, e nada de carboidratos.
Assim, a dieta carnívora é uma versão mais especifica da dieta cetônica e como o nome sugere, significa comer apenas alimentos de origem animal.
O que é a dieta carnívora
A busca por hábitos alimentares é um interesse crescente, refletindo a preocupação cada vez mais constante da relação direta entre a alimentação e a saúde. A escolha por esse estilo de vida envolve prioridades cautelosas, e uma alimentação balanceada é um componente essencial a boa manutenção e equilíbrio físico e mental.
A conscientização sobre a importância de escolhas alimentares sustentáveis, aliada a uma compreensão das tendências dietéticas, capacita os indivíduos a tomar decisões informadas e duradouras.
Como funciona a dieta carnívora
Você pode comer todo tipo de carne, incluindo carne de vaca, frango, peixe, miúdos como fígado e rins. E se estiver se sentindo aventureiro vísceras e cérebro. Além disso, a carne só pode ser temperada com sal e pimenta, não são permitidos outros temperos.
A dieta carnívora foi criada e popularizada nos Estados Unidos, e é capaz de reduzir e eliminar inflamações do corpo, ou seja, ela tem um efeito anti-inflamatório.
Alimentos permitidos na dieta carnívora
- Carnes diversas: bovina, suína, frango, de caça, de carneiro, etc.;
- Peixes e frutos do mar;
- Ovos;
- Queijos;
- Gorduras para cozinhar: manteiga, banha, azeite de oliva;
- Caldo de ossos;
- Órgãos e vísceras;
- Água à vontade;
- Café;
Benefícios da dieta carnívora
- Resultados na saúde física e mental;
- Perda de gordura;
- Prevenção do Diabetes tipo 2;
- Aumenta os níveis de testosterona;
- Constrói mais músculos e melhora o desempenho atlético;
- Resolve problemas digestivos como: inchaço, gases e constipação;
- Supera a depressão, fadiga, dores nas articulações e outras doenças;
- Melhora a saúde bucal;
- Reduz a pressão arterial;
- Diminui os sintomas de síndrome metabólica;
- Diminui os níveis de triglicerídeos;
- Gera saciedade;
É exatamente isso que acontece e muito mais quando você segue a dieta carnívora, que envolve apenas comer produtos de origem animal.
O impacto de remover alimentos inflamatórios
Embora desistir de todos os alimentos vegetais pareça um grande passo, o ato remove instantaneamente quase todos os alérgenos antinutrientes que podem causar problemas de saúde e desconforto para muita gente, e como nas dietas cetogênicas, a falta de carboidratos por si só pode oferecer uma série de vantagens.
A importância da hidratação na dieta carnívora
O nosso corpo é composto por 60% de água. Você está perdendo constantemente água do seu corpo, principalmente através da urina, suor, e para evitar a desidratação, você precisa beber quantidades adequadas de água.
Confie na sua sede, ela está lá por uma razão. Manter o equilíbrio da água é essencial para a sua sobrevivência. Por esse motivo, seu corpo possui um sistema sofisticado para regular quando e quanto você bebe.
Quando seu conteúdo total de água cai abaixo de um certo nível, a sede entra em ação, isso é controlado por mecanismos semelhantes a respiração, ou seja, você não precisa pensar conscientemente sobre isso.
Para a maioria das pessoas provavelmente não há necessidade de se preocupar com a ingestão de água, o instinto de sede é muito confiável.
- Quando estiver com sede beba água;
- Quando você não estiver mais com sede, pare;
- Durante calor intenso e exercícios, certifique-se de beber água o suficiente para compensar os líquidos perdidos;
É isso aí, a água é a bebida mais recomendada aos seres humanos e deve ser sempre a preferida a qualquer outra coisa para se manter hidratado, independentemente da dieta que você segue.
O que não comer na dieta carnívora
Na dieta carnívora você deixa de lado tudo que não se enquadra na categoria de carne, e alimentos de origem animal;
- Legumes;
- Frutas;
- Sementes;
- Leguminosas;
- Grãos;
- Massas;
- Pães;
- Alimentos processados;
- Óleos vegetais;
Todos os alimentos acima, e os que não fazem parte da dieta carnívora, são totalmente opcionais na dieta humana e muitos fazem muito mais mal do que bem ao nosso organismo.
O que precisamos realmente para viver?
Precisamos de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, em certas quantidades e os alimentos de origem animal podem cobrir essas necessidades.
Considerações finais
Não existe malefícios na dieta carnívora. O estilo carnívoro é antigo e novo ao mesmo tempo. Ela é nova no sentido que ganhou atenção nas mídias sociais nos últimos 10 anos, com um aumento acentuado nos últimos 5.
Em outro sentido, é verdadeiramente antiga porque as dietas com pouco carboidrato, tem sido a dieta padrão, para os seres humanos, ao longo de sua história evolutiva, então certamente não é uma “modinha passageira”.
Eu te aconselho caro leitor que vale muito a pena você tentar e adotar o estilo de vida carnívoro, especialmente se você estiver enfrentando doenças autoimunes, doenças de pele, diabetes, problemas psiquiátricos, e gastrointestinais.
Nós humanos somos projetados para comer uma dieta a base de carne. Carne é um alimento saudável e de alto valor biológico.
Como você pode ver, este texto te mostra inúmeras mudanças positivas que a dieta carnívora trará a seu corpo, e sua vida em geral. Acho que você deveria experimentar a dieta e ver por si mesmo se funciona, como tem funcionado para muitos.
